top of page

Lidar com as emoções

 

Zangado ou frustrado?

 

Quase todos os adolescentes passam por maus bocados. Mas e se os estados de espírito levarem a melhor? A fúria e a frustração de certas pessoas descontrolam-se e estas descarregam nos outros, por exemplo através de gritos ou violência física. Também podem virar essa fúria e frustração para elas próprias, provocando o isolamento, a depressão ou, em alguns casos, a dor autoinfligida.

 

Se sentires que a pressão é demasiada para ti, fala com alguém sobre o assunto. Não deixes as coisas continuarem assim. Tenta encontrar outros escapes para os teus sentimentos. Há muita gente que encontra ajuda na prática de desporto, onde se pode canalizar a energia e a agressividade de uma forma positiva. Talvez ajude escrever sobre os sentimentos, por exemplo uma carta dirigida a alguém que te aborreceu. Mesmo que nunca a envies, pode ser que o simples facto de escreveres te façam sentir melhor.

 

É normal teres momentos em que te sentes zangado, frustrado ou infeliz, tal como toda a gente. No entanto, a depressão acontece quando te sente em baixo durante tanto tempo que isso começa a afetar todos os aspetos da tua vida. Sentes que nada consegues fazer para mudar esta situação. Se te sentires gravemente deprimido fala com os teus pais, com um professor, com um adulto de tua confiança ou com o teu médico de família.

bottom of page